ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Fev/2023

Brasil e EUA estão alinhados na agenda climática

O porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos para países de língua portuguesa, Christopher Johnson, acredita que, a despeito da divergência dos Estados Unidos e do Brasil em relação à guerra na Ucrânia, os países podem avançar em outras agendas em comum. Uma delas é a do combate às mudanças climáticas. Evidentemente, terminar com essa guerra é uma prioridade diplomática para os Estados Unidos. Mas, mesmo não sendo 100% alinhados neste assunto, em vários outros, ficou claro que sim, há alinhanhamento. A área de combate à mudança climática seria uma dessas, afirmou Johnson.

Brasil e Estados Unidos sinalizaram avançar nas relações bilaterais após encontro entre os presidentes Joe Biden e Luiz Inácio Lula da Silva, há cerca de duas semanas. Um dos temas centrais foi justamente a pauta ambiental, prioridade para o democrata. Lula quer usar essa agenda como uma catapulta à reinserção do Brasil na comunidade internacional. O enviado especial dos Estados Unidos para a questão climática, John Kerry, deve dar sequência à agenda verde em comum durante a visita ao Brasil. O encontro está previsto para ocorrer entre o fim de fevereiro e o começo de março, mas ainda não há data fechada. O enviado especial Kerry vai continuar esse diálogo para seguie com a transição para energia limpa e ajudar os outros países a fazer o mesmo.

O porta-voz citou, por exemplo, a adesão dos Estados Unidos ao Fundo Amazônia, que deve ser um dos destaques da visita de Kerry. A entrada dos norte-americanos foi um dos frutos do encontro entre Biden e Lula. O valor que será aportado não foi revelado, mas conforme fontes, os Estados Unidos teriam sinalizado com um aporte inicial de cerca de US$ 50 milhões. Nos bastidores, a cifra foi considerada baixa por interlocutores brasileiros, que ressaltaram, porém, a importância do aceno dos Estados Unidos e seu potencial para atrair outros nomes do G7, grupo que reúne os países mais ricos do mundo, para o Fundo Amazônia. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.