ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

10/Fev/2023

Grãos: preços devem cair na Europa em 2022/2023

Segundo a consultoria agrícola francesa Strategie Grains, os estoques de trigo da Europa devem crescer no próximo ano devido ao aumento das exportações do Mar Negro e à menor demanda do setor de ração animal. A previsão é de que os estoques de trigo soft subam para 14,2 milhões de toneladas na temporada 2022/2023, acima da previsão anterior de 12,6 milhões de toneladas. Os estoques de milho também devem subir para 6,8 milhões de toneladas, ante 6,5 milhões de toneladas. Enquanto isso, a produção total de cereais para a temporada 2023/2024 na União Europeia deverá atingir 263,9 milhões de toneladas, com o consumo estimado em 150,3 milhões de toneladas. O aumento das exportações do Mar Negro tem pressionado os preços na Europa, embora o ritmo dos embarques tenha diminuído em janeiro.

Isso combinado com a menor demanda do setor de ração animal, devido a uma recessão esperada no continente, justifica o aumento no estoque de 2022/2023. O balanço do milho está próximo em termos de oferta e demanda, mantendo-se em cerca de 75 milhões de toneladas na Europa devido ao menor consumo, apesar de uma colheita europeia menor em 2022, por causa da seca. Os dados mais recentes sobre a demanda do setor animal confirmam o declínio do consumo na União Europeia no final de 2022, e essa tendência deve continuar até o primeiro semestre de 2023. Importante ressaltar o crescente impacto da inflação na atividade econômica. Tanto a Rússia quanto a Austrália tiveram safras abundantes de trigo nos últimos meses, o que significa que as exportações europeias provavelmente terão altos níveis de concorrência, e preços mais baixos, nos mercados globais.

Quanto à produção, as preocupações com a falta de chuva na Espanha e na França estão reforçando temores sobre déficit hídrico na primavera, mas ainda é muito cedo para fazer uma estimativa precisa sobre isso. Os preços dos fertilizantes estão caindo agora, mas, como os agricultores compram antecipadamente, os preços pagos devem ser muito mais altos, de forma a aplicação de fertilizantes provavelmente cairá. Em uma perspectiva mais geral, os preços dos grãos devem cair antes do fim da temporada 2022/2023, com o trigo e a cevada provavelmente tendo quedas mais acentuadas do que o milho, devido às chuvas fracas na Argentina e nos Estados Unidos estarem afetando o crescimento. Estoques mais altos de todos os cereais também devem reduzir os preços na temporada 2023/2024. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.