ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

08/Fev/2023

Crédito Rural: equalização de juros é uma prioridade

O futuro secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, afirmou que a equalização de taxas de juros no Plano Safra é uma das prioridades da sua pasta. A equalização tem limitações orçamentárias e o setor tem de saber que essas questões passam pela política. Quando se fala em orçamento, é preciso ter boa vontade por parte do governo para buscar esses recursos para reativar programas, como o Mais Alimentos, voltado ao pequeno produtor. O Ministério da Agricultura está bem alinhado com Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

O secretário afirmou ainda que o governo quer maior conexão com o setor privado quanto a crédito rural, como no fomento aos títulos agrícolas. CRA, Fiagro e LCA são ferramentas que precisam estar dentro da política agrícola. Esses títulos têm participação do governo, porque, apesar de não terem recursos do Tesouro Nacional, contam com recurso do ponto de vista tributário, como as isenções ao imposto de renda (para pessoa física). O governo vai trazer iniciativa privada, inclusive, para buscar recursos no mercado internacional. Geller pediu ajuda do setor para fazer enfrentamento junto ao Ministério da Fazenda da defesa do orçamento para a Agricultura.

O secretário citou ainda como políticas agrícolas do governo o fortalecimento do seguro rural, a retomada da política de estoques e do Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro). A gestão do ministro Fávaro será voltada sobretudo à agricultura de baixo carbono, recuperando pastagens, medindo carbono, incentivando bioinsumos. Isso gera ativo ambiental para vender ao exterior. Geller ainda não foi nomeado oficialmente como secretário, mas atua informalmente como desde que foi anunciado para o cargo por Carlos Fávaro. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.