ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

06/Fev/2023

Governo buscará favorecer agricultura sustentável

Em conferência para investidores no setor do agronegócio, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apresentou os programas que estão sendo desenvolvidos para o setor no governo federal. O ministro Carlos Fávaro propõe a transformação de pastagens degradadas em áreas produtivas com compromisso socioambiental. Nos últimos cinco anos, a agricultura tem registrado crescimento de cerca de 1,5% ao ano em área de plantio.

Com o programa de recuperação de pastagens, há a possibilidade de aumento de até 2 milhões de hectares anualmente. Diferentes taxas de juros para diferentes comprometimentos sociais e ambientais. O Brasil busca equacionar essa solução para mostrar ao mundo a agricultura sustentável. Juros diferenciados e prazo de amortização maior serão os benefícios que podem ser oferecidos para os agricultores que optarem por condutas que vão desde as relações trabalhistas, como contratação de plano de saúde privado para colaboradores, por exemplo, às boas práticas ambientais.

Além dos recursos públicos, a ideia é atrair o interesse do mercado internacional para que o Brasil continue sendo a principal potência nos anseios da comunidade mundial como o aumento da produção de alimentos e a preservação ambiental. Para obter juros mais baratos, o produtor deverá usar defensivos biológicos, fazer sequestro de carbono, oferecer melhores condições aos seus trabalhadores, recuperar áreas degradadas. Fonte: Ministério da Agricultura. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.