ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

30/Jan/2023

Financiamento às práticas de produção sustentável

O governo já começou a discutir novos modelos de financiamento para a adoção de práticas de produção sustentável. A ideia é aproximar o produtor, o setor privado e os interessados no carbono brasileiro. Será modelada uma prática de crédito que vai disponibilizar taxas de juros menores quanto maior for o apetite do produtor em adotar tecnologias sustentáveis. O Brasil pode ser protagonista desse mercado no mundo por meio da descarbonização da agricultura. O sequestro do carbono no solo depende de fatores como cobertura vegetal, práticas de manejo e classes de solo.

A adoção de práticas agrícolas sustentáveis como o Sistema de Plantio Direto e a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta pode aumentar o estoque de carbono do solo, reduzindo a liberação do gás carbônico na atmosfera. O Brasil pode ser uma liderança global na descarbonização da produção de alimentos. O País está muito bem posicionado, todas as ferramentas e oportunidades estão disponíveis e está na hora de implementá-las. Hoje, existem oportunidades de conseguir o financiamento e os sinais do mercado necessários para fazer essa transição. Para o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, a descarbonização da agricultura brasileira deve ser implementada com prioridade no País.

É a contemporaneidade do Ministério da Agricultura, que Fávaro quer deixar como legado. O Brasil deve avançar na busca de procedimentos de quantificação de identificação do carbono no solo. É muito importante que o Brasil avance nessas discussões, especialmente no carbono do solo do Cerrado, onde o País domina essa tecnologia com maestria. O papel do Mapa é enorme na identificação e na qualificação desses padrões de sequestro de carbono. No dia 25 de janeiro, representantes de indústrias de bioinsumos, de empresas que trabalham com crédito de carbono, da Embrapa, de universidades e do Ministério da Agricultura reuniram-se em São Paulo para esboçar uma política pública de incentivo a uma produção agropecuária mais sustentável. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.