ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

23/Jan/2023

UE quer destravar acordo comercial com Mercosul

Com a pauta oficial de tratar sobre os preparativos da COP-28, o vice-presidente executivo da Comissão Europeia para o European Green Deal, Frans Timmermans, terá um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A expectativa para o encontro, que deverá contar também com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, é de que haja um acerto para desemperrar o acordo comercial entre o bloco europeu e o Mercosul. No fim do ano passado, após as sinalizações dadas durante a participação de Lula na edição da Conferência do Clima no Egito, logo após ganhar a eleição, havia uma disposição da União Europeia de tentar retomar as negociações para que haja um desfecho ainda este ano. O bloco europeu decidiu preparar um documento adicional à tratativa já fechada em 2019 que conterá compromissos do Brasil e do bloco do Sul com a preservação do meio ambiente.

A avaliação é a de que o novo governo mostra disposição em diminuir o desmatamento no País, em especial na Amazônia. Este era o grande entrave para que o documento, já fechado entre as partes, após duas décadas de costura, não tivesse até agora recebido a ratificação pelos parlamentos europeus. O anexo serviria, portanto, como um compromisso formal de que o Brasil estaria disposto a levar essa tarefa como uma prioridade na gestão de Lula, já que se trata de um empenho cujos resultados práticos demoram no mínimo meses para poderem ser observados. Publicamente, a União Europeia também tem defendido a volta das negociações sobre o tema. O encontro com Lula não está confirmado porque dependerá de como se darão as viagens do presidente Lula e de Frans Timmermans ao Brasil. Oficialmente, o europeu fará um giro por alguns países da América Latina a partir desta segunda-feira (23/01). A previsão é que visite o Brasil dias 23 e 24 de janeiro.

Nos encontros, ele discutirá sobre a próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas com representantes governamentais, partes interessadas e sociedade civil, e fará um balanço dos progressos alcançados em matéria de reduções de emissões, proteção ambiental e transição para energia limpa. A agenda oficial do europeu no Brasil conta com reuniões com Geraldo Alckmin (vice-presidente e ministro da Indústria), Marina Silva (Meio Ambiente), Maria Laura da Rocha (Itamaraty), Silvio Almeida (Direitos Humanos) e Sonia Guajajara (Povos Indígenas). Timmermans também falará com líderes de federações empresariais e com embaixadores do bloco no País. A previsão é que o vice-presidente da Comissão Europeia viaje para Belém (PA) no dia 24 de janeiro. A capital do Pará é candidata a sediar a COP-30. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.