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20/Jan/2023

Principais tendências globais de consumo em 2023

A Euromonitor International, empresa global de pesquisa de mercado, divulgou nesta quinta-feira (19/01) seu relatório exclusivo “10 Principais Tendências Globais de Consumo 2023." O relatório anual objetiva ajudar organizações a ficarem à frente da disrupção, prever motivações de compras e suprir necessidades não atendidas. Consumidores gastando de forma responsável, porém emocional, o papel da digitalização nos processos de compra, as demandas de igualdade feminina e uma Geração Z disruptiva são alguns dos fatores que definirão as tendências globais de consumo em 2023 conforme a Euromonitor. As 10 tendências apontadas pela empresa no relatório "Principais Tendências Globais de Consumo 2023":

- Automação autêntica: humanos e máquinas precisam estar em sincronia para fornecer soluções significativas. As conexões emocionais não devem ser subestimadas e os benefícios tecnológicos devem superar a necessidade de interações pessoais para criar uma experiência perfeita.

- Compradores cautelosos: a crise do custo de vida está diminuindo o poder de compra dos consumidores. Economizar é prioridade. Em 2022, 75% dos consumidores não planejavam aumentar os gastos gerais.

- Controlar o tempo de tela: as pessoas ainda estão ligadas a seus dispositivos, mas o tempo de tela é mais seletivo. Os consumidores querem uma experiência digital eficiente e filtrada de acordo com seus interesses.

- Eco-econômicos: os padrões de consumo são menos de aquisição e mais de redução, impactando positivamente o planeta. 43% dos consumidores reduziram o consumo de energia no ano passado.

- Hora do jogo: os games se tornaram um líder em entretenimento e transcenderam a divisão geracional. O que antes era um nicho é agora uma oportunidade de mercado em massa.

- Aqui e agora: soluções flexíveis expandem o poder de compra e aliviam as pressões de custo para ajudar os consumidores a gastar com felicidade. No curto-prazo, “alegria” é um motivador de compra. Em 2022, o valor de empréstimo do buy now, pay later foi de US$ 156 bilhões.

- Rotinas revividas: o pós-pandemia está aqui. Os consumidores estão se adaptando a novos horários e navegando em um retorno à realidade. 39% dos consumidores disseram que mais de suas atividades diárias serão presenciais nos próximos cinco anos.

- Ascensão Feminina: os consumidores se recusam a permanecer em silêncio sobre a desigualdade de gênero. Representação justa, equidade e inclusão estão na vanguarda das decisões de compra das mulheres.

- Os prósperos: a fadiga está se instalando à medida que os consumidores navegam em tempos caóticos e erráticos; eles estão colocando as necessidades pessoais acima de tudo. 53% dos consumidores estabeleceram um limite estrito entre vida profissional (ou escolar) e pessoal.

- Jovens e disruptivos: os consumidores da Geração Z defendem suas crenças e se expõem. Eles são imunes à publicidade tradicional. Autenticidade e impacto social fazem a diferença.

De acordo a Euromonitor International, os últimos anos foram tudo menos convencionais e 2023 não será exceção. As empresas devem esperar um comportamento bastante divergente à medida que os consumidores lidam com os desafios contínuos enquanto voltam ao normal. Fonte: Food Innovation. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.