ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

18/Jan/2023

Davos: Brasil revisitará acordo entre Mercosul-UE

A ministra do meio ambiente, Marina Silva, afirmou que o Brasil vai revisitar o acordo entre o Mercosul e a União Europeia. Ela defendeu uma coalizão de ações para endereçar essa agenda e afirmou que está tendo encontros bilaterais no Fórum Econômico Mundial, em Davos, em prol de interesses do Brasil e de países que formam o bloco da América do Sul. A ministra disse que tem tido reuniões bilaterais envolvendo representares do parlamento europeu e da União Europeia. As reuniões bilaterais são no sentido de dar os encaminhamentos necessários para que com agilidade seja possível ajudar o Brasil e os países do Mercosul. É necessária uma coalizão de ações para que essa agenda avance. A ministra afirmou que há interesse da comunidade internacional em aportar recursos no Brasil, em especial para apoiar a Amazônia, mas o País precisa fazer a lição de casa para atrair esse suporte financeiro.

Dentre os grupos que já demonstraram interesse, estão a Fundação Bezos, criada pelo dono da Amazon, e a do ator Leonardo DiCaprio, que estaria tentando levantar US$ 100 milhões para o Fundo Amazônia. Para os investimentos voltarem para o Brasil, é fundamental que o País cumpra seu dever na agenda socioambiental. Para essa agenda socioambiental prosperar, é fundamental mudar o que está errado e colocar no lugar o certo. Para isso, o Brasil precisa dos investimentos. Ela afirmou que há uma promessa "muito vigorosa" de investimentos para o Brasil por parte de empresas, de governo, e da filantropia. Marina afirmou que teve uma reunião com uma instituição filantrópica que está comprometida em fazer uma visita ao Brasil e ampliar o aporte de recursos.

A ministra afirmou ainda que, quando estava no Brasil, teve um encontro muito promissor com os operadores da Fundação Leonardo DiCaprio, que está fazendo um esforço de captar US$ 100 milhões para o Fundo Amazônia, e que a Fundação Bezos, de Jeff Bezos, também está interessada. Outro agente que pode apoiar o Brasil com apoio técnico e com linhas financeiras é o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A ministra teve uma reunião bilateral com o presidente do organismo, Ilan Goldfajn. A receptividade em Davos é muito grande. Há uma acolhida muito positiva de ver que a ministra do meio ambiente e o ministro da Fazenda estão em uma agenda conjunta. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.