ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

12/Jan/2023

Dólar fecha cai e atinge o menor nível desde 23/12

O dólar firmou perdas na parte da tarde e encerrou esta quarta-feira abaixo dos R$ 5,20, com investidores reagindo bem a acenos da ala econômica do governo à responsabilidade fiscal e ainda repercutindo a resposta forte das autoridades brasileiras a ataques antidemocráticos em Brasília. No mercado à vista, o dólar caiu 0,40%, a R$ 5,1813 na venda, renovando mínima para encerramento desde 23 de dezembro (5,1655), depois de na véspera já ter recuado mais de 1%.

A moeda, que trocou de sinal várias vezes ao longo da manhã, começou registrar perdas mais acentuadas por volta de 14h30 da tarde, pouco depois do anúncio pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, de que o economista Gustavo Guimarães, que foi secretário do ex-ministro Paulo Guedes no Ministério da Economia, será seu número 2 na pasta. Além disso, Tebet disse nesta quarta-feira (11/01) que o Planejamento será a “pasta dos nãos”, que barrará medidas do governo que violem a Lei de Responsabilidade Fiscal.

O mercado recebeu bem essa informação, que foi responsável por essa queda do dólar na parte da tarde. A presença de autoridades vistas como mais fiscalmente conservadoras do que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na equipe econômica do governo - bem como comentários alinhados à responsabilidade na administração das contas públicas por parte dos ministros -, é um alento para os mercados. Fonte: Reuters. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.