ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

11/Jan/2023

Ucrânia registra retração nas exportações de grãos

A Ucrânia exportou 23,6 milhões de toneladas de grãos desde o início da safra do verão 2022/2023, 10 milhões de toneladas a menos, ou 30%, em comparação com o período equivalente da safra anterior, segundo dados divulgados pelo Ministério da Agricultura do país. Desse total, 8,6 milhões de toneladas são de trigo, 13,3 milhões de toneladas de milho e 1,7 milhão de toneladas de cevada. O déficit acentuado é resultado da guerra de agressão russa. O acordo de exportação de grãos prevê a utilização de apenas três portos ucranianos do Mar Negro.

Somado a isso, há repetidos atrasos nas inspeções de navios exigidas pelo acordo no ponto de controle em Istambul, pelos quais a Ucrânia responsabiliza a Rússia. No entanto, o acúmulo de exportações de grãos ucranianos ainda pode ser recuperado nos meses restantes do ano-safra, uma vez que as exportações foram bloqueadas por cinco meses desde o início da guerra no fim de fevereiro de 2022. Para tal, o acordo teria de ser prorrogado para além de meados de março. Mas, ainda assim, a Ucrânia estaria longe de qualquer normalização de seu comércio de grãos.

Pela previsão do governo, a safra de grãos em 2022/2023 deve somar apenas 51 milhões de toneladas, muito abaixo do recorde de 86 milhões de toneladas estabelecido em 2021/2022. A guerra e a queda na produtividade estão sendo apontadas como o motivo. Nenhuma melhoria está à vista no próximo ano-safra também, já que a área cultivada para grãos de inverno no outono foi consideravelmente menor por causa da guerra. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.