ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

15/Dez/2022

Ministério da Agricultura: PSD indica Carlos Fávaro

Os líderes do PSD no Senado e na Câmara dos Deputados, senador Nelsinho Traid (MS) e o deputado federal Antônio Brito (BA), levarão ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva o nome do senador Carlos Fávaro (PSD/MT) como indicação do partido para o Ministério da Agricultura. A decisão do partido foi tomada em reunião realizada com a bancada do Senado na terça-feira (13/10). A "indicação oficial" de Carlos Fávaro pelo partido a Lula será feita quando o partido for chamado para discutir composição no governo. A menção feita a Fávaro por Lula durante cerimônia de encerramento dos grupos técnicos do governo de transição, em que o presidente agradeceu o senador pelo apoio na campanha, foi vista como uma forma de reconhecimento e sinalização pública em prol ao senador. A articulação do PSD a favor de Fávaro para Agricultura se intensificou nos últimos dias.

O senador participou de reunião recente da legenda com o presidente eleito e da diplomação de Lula nesta semana. O PSD almeja dois ministérios no governo Lula, sendo um deles a Agricultura com Fávaro. Os nomes e pastas estão sendo negociados. O aval ao nome de Carlos Fávaro já foi dado pelo presidente da sigla, Gilberto Kassab, à presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, e ao coordenador técnico da equipe de transição, Aloizio Mercadante. A decisão final passa pela escolha direta de Lula. Com Fávaro cotado como favorito para assumir a Agricultura a partir de janeiro, o PSD já negociou a entrada da suplente do senador, a empresária Margareth Buzetti (PP-MT), na sigla, o que era considerado um impasse para o senador já que Buzetti declarou voto e liderou movimentos de mulheres em Mato Grosso em favor da reeleição do presidente Jair Bolsonaro.

Carlos Fávaro foi um dos principais interlocutores da então chapa Lula/Alckmin com o agronegócio, sendo o responsável pela elaboração de um plano de governo voltado à agricultura para a campanha. Ele foi um dos nomes de peso que trabalhou para trazer o PSD para a base do governo. Na transição, ele coordenou o grupo técnico da Agricultura da equipe de transição. Além do movimento do PSD, Favaro tem o endosso ao seu nome de uma série de entidades do agro. O senador ruralista, com mandato vigente até 2027, tem forte ligação com o agronegócio porque, além de ser produtor rural, foi presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT). Possui também experiência no Executivo, já que foi vice-governador de Mato Grosso, de 2015 a 2018. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.