ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

13/Dez/2022

Transição pede recursos Seguro Rural e Plano Safra

O grupo técnico da Agricultura da equipe de transição recomendou ao futuro governo urgência na disponibilidade de recursos complementares para o orçamento do seguro rural deste ano e para complementar o Plano Safra 2022/2023. As recomendações compunham as ações emergenciais sugeridas pelo grupo em relatório final entregue nesta segunda-feira (12/12) à coordenação da equipe de transição. Segundo o deputado federal e ex-ministro da Agricultura Neri Geller (PP-MT), membro do grupo técnico da transição, estima-se que são necessários R$ 200 milhões para a complementaridade do seguro rural ainda para este ano.

A verba está bloqueada pelo Ministério da Economia. O subsídio ao Seguro Rural é uma questão fundamental para que os produtores tenham acesso a essa ferramenta de proteção. Outro ponto tratado com urgência no relatório é a necessidade de complementação dos recursos do Plano Safra 2022/2023, que se estende até 30 de junho. A proposta de aumento do crédito para equalização das taxas de juros ainda para 2022/2023, tanto para custeio quanto para investimento. Precisa haver complementação na equalização para não faltar recursos já preestabelecidos.

As linhas de investimento estão suspensas. Primeiro, é preciso resolver o Plano Safra atual e depois discutiremos o próximo. Quanto à estrutura do Ministério da Agricultura, a composição sugerida pelo grupo técnico da Agricultura aponta para uma divisão entre a pasta da Agricultura e a da Agricultura Familiar e Alimento Saudável, em consenso com o grupo técnico do desenvolvimento agrário. A proposta mantém a Pesca sob a gestão do Ministério da Agricultura, assim como as estatais Conab e Embrapa. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.