ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

05/Dez/2022

Navios russos enviam grãos roubados da Ucrânia

De acordo o The Wall Street Journal, embarcações ligadas a um dos maiores comerciantes de grãos da Rússia, Peter Khodykin, enviaram milhares de toneladas de grãos ucranianos roubados para compradores globais, usando um sistema sofisticado de navios alimentadores e guindastes flutuantes. Khodykin é dono da RIF Trading House LLC, maior exportadora de grãos do país e uma grande participante nos mercados globais de grãos.

O WSJ já havia relatado o roubo generalizado de grãos e terras na Ucrânia ocupada pela Rússia, incluindo detalhes de um intrincado sistema pelo qual contrabandistas transportavam clandestinamente grandes quantidades de grãos roubados de fazendas recém-ocupadas no leste da Ucrânia para a Crimeia, que a Rússia anexou em 2014. O próximo passo do processo consistia em transferir o grão ucraniano roubado da Crimeia para compradores globais. Em algumas das vezes, o grão ucraniano roubado é misturado ao grão russo, para disfarçar ainda mais as origens da carga.

Segundo a Bosphorus Observer, empresa independente de consultoria de rastreamento de navios de Istambul, é lavagem de trigo. A RIF afirmou não ter relação com o roubo. A companhia acrescentou, ainda, que verifica cuidadosamente a origem de todas as suas cargas. Autoridades russas também negaram o roubo de grãos ucranianos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.