ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

02/Dez/2022

Mercado de capitais: opção de crédito ao agronegócio

Segundo a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o agronegócio se acostumou a se financiar por endividamento bancário e hoje tem uma grande oportunidade de buscar financiamento no mercado de capitais, com taxas mais baixas e regras mais flexíveis. É uma grande oportunidade para o agronegócio usar o mercado de capitai. Com 25% do PIB, o agronegócio ocupa só 5% do mercado de capitais. A previsão é de crescimento da representatividade do agronegócio no mercado de capitais. A CVM está fazendo a revisão das regras dos fundos e a norma trará a possibilidade de reconhecer ativos verdes como alvo de investimento. A nova regra reconhecerá ativos verdes como passíveis de investimento pelos fundos.

O País terá oportunidade de usar o land bank para atrair investidores em diversos ambientes, como o mercado de carbono. Assim, os proprietários podem monetizar áreas de reserva e conservação antes tidas como não produtivas. O Brasil tem a oportunidade de assumir o protagonismo da segurança alimentar global. O mundo passa por uma nova ordem mundial. Atravessou uma pandemia sem precedentes, além da guerra no Leste Europeu. Tudo isso traz mudanças nas cadeias de suprimentos, criando uma oportunidade para o Brasil assumir o protagonismo na segurança alimentar do mundo.

É a chance de conjugar isso com a capacidade de captar no mercado de capitais. E há transversalidade da pauta do agronegócio, que é aderente ao cumprimento de regras e da lei. Quando traz o agronegócio para o mercado de maneira estruturada e organizada, a gente consegue usar essa turma tão importante na missão de dar cumprimento às políticas de controle de mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.