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28/Nov/2022

Chile busca diversificar vendas agrícolas ao Brasil

Com expressivas exportações de salmão e vinhos para o Brasil, o Chile está renovando sua estratégia para ampliar e diversificar as vendas de produtos do agro para os consumidores do maior mercado da América Latina. A estratégia é liderada pelo ProChile, braço do Ministério das Relações Exterior do país, que está ampliando sua estrutura de atuação no Brasil, com novos escritórios em Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG), fortalecendo canais digitais para incrementar o comércio e patrocinando a realização de feiras e eventos para promover um portfólio que inclui de azeites à carne suína, passando por cebola e alho. O diretor comercial do ProChile no Brasil afirmou que o Chile precisa diversificar a atuação no Brasil. A diversificação da pauta de exportações, contudo, não fará com que o ProChile perca de vista os carros-chefes do país no Brasil.

Os embarques de salmão e truta, que lideram a pauta, somaram US$ 673 milhões entre os meses de janeiro e outubro, 12,4% mais que no mesmo período do ano passado, e a expectativa é de que essas vendas podem crescer. Nesse segmento, o Brasil é o terceiro principal destino dos embarques chilenos. Os Estados Unidos, que lideram o ranking, compraram US$ 5,4 bilhões nos primeiros dez meses deste ano, o que representou um crescimento de 29,9%, segundo os dados do ProChile. Outro grupo importante nas vendas chilenas ao mercado brasileiro são os vinhos. De janeiro a outubro, essas exportações cresceram 4,5% e somaram US$ 159 milhões e nessa frente uma diversificação também começa a ganhar força, com o incremento das vendas de espumantes.

Também é possível ganhar espaço nos mercados de cebola e alho do Brasil, segundo principal destinos das exportações chilenas, que totalizaram mais de US$ 10 milhões e US$ 4 milhões, respectivamente, nos primeiros dez meses do ano. São segmentos mais difíceis de acessar, até pela resistência dos produtores brasileiros. Mesmo para a carne suína, que tem no Brasil um importante país exportador, pode haver espaço para a proteína produzida no Chile. Somados todos os produtos exportados pelo Chile, o Brasil é o quarto principal mercado de destino. O Chile busca uma aproximação maior com o Brasil não apenas no front comercial, mas também no turismo e em investimentos em geral. O Chile está ampliando a atuação na América Latina. Há mais de 300 empresas chilenas no Brasil, entre as quais muitas abertas por empreendedores, e o país também já o principal destino dos investimentos do Chile no exterior. Há potencial para estreitar esses laços. Fonte: Valor Online. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.