ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

23/Nov/2022

Volkswagen: carro híbrido de baixo custo no Brasil

O Brasil está inserido em um grande projeto global do Grupo Volkswagen para o desenvolvimento de carros híbridos de baixo custo, os chamados modelos de entrada, os mais baratos de cada marca, antes chamados de "populares". O projeto é utilizar a mesma plataforma (base) em que são feitos atualmente o Polo e o T-Cross e adaptá-la para a produção de versões híbridas que poderão usar motores elétricos combinados com motores movidos só a gasolina ou a etanol. O grupo alemão designou o projeto para sua marca Skoda, que desenvolverá modelos de entrada também com a marca Volkswagen para países da Europa, da América Latina e para a Índia. É preciso ter escala para produzir carros de entrada. Se for em uma plataforma só para o Brasil não vai funcionar.

Chamada de ‘Way to zero’, em referência à estratégia global da companhia de neutralização de carbono até 2050, o laboratório vai desenvolver projetos e tecnologias que contribuam para a descarbonização na América do Sul e que podem ser exportadas para outros mercados. O Brasil é o maior mercado da Volkswagen na região e abriga quatro fábricas. Não foram dados detalhes sobre o projeto dos modelos de entrada híbridos, que poderão ser produzidos no País, mas será no futuro próximo. Será preciso focar em custos, produção local de componentes e competitividade dos fornecedores de componentes. Duas montadoras já produzem veículos híbridos no Brasil, a Toyota e a Caoa Chery, mas são de faixas de preço mais altos, como o Corolla e o Tiggo. Carros híbridos importados também são de categorias mais premium. A intenção da Volkswagen é levar a tecnologia para versões mais baratas.

Na Europa, o grupo também trabalha em uma plataforma desse segmento para carros elétricos que devem ser lançados em 2025. Na segunda-feira (21/11), a Volkswagen inaugurou uma unidade de pesquisa e desenvolvimento instalada dentro da fábrica de São Bernardo do Campo (SP). A unidade pode ajudar no projeto, e já tem parcerias com dez universidades, como Unicamp, USP e UFABC, e com sete empresas, entre as quais Raízen, Shell e Bosch. O objetivo das parcerias é a pesquisa de tecnologias que possam aumentar a eficiência energética e incentivar o uso de fontes de energia de baixo carbono. Também há projetos em avaliação para melhorar a reciclabilidade dos materiais usados na produção de veículos, sempre focando a neutralidade de carbono durante o ciclo de vida dos veículos da marca, desde sua manufatura até seu final. A Volkswagen já tem parcerias com universidades para outros projetos, como o do uso do etanol em carros a célula de combustível. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.