ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

14/Nov/2022

Transição: nomes da Agricultura serão anunciados

Visto como uma das principais pontes entre o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e o agro e possível ministro para área, o ex-deputado federal Neri Geller (PP-MT) disse que os nomes para a coordenação do grupo temático da transição para o setor devem ser anunciados até esta segunda-feira (14/11). O grupo temático para o agro deve contar com cinco membros. Além dele próprio, estão praticamente confirmados os nomes do senador Carlos Fávaro (PSD-MT) e o empresário também mato-grossense Carlos Augustin.

A senadora Kátia Abreu (PP-TO) deve participar das conversas, e Geller confirmou que o grupo temático deve contar com nomes indicados pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), além da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). A intenção é acalmar o setor, trazer para dentro e iniciar o diálogo. A eleição já passou, destacou Geller. Por enquanto, não tem definição de ministro, é o momento da transição. A ideia é dar evidência à equipe técnica. Também serão formados subgrupos dentro desse time.

Segundo Geller, após a reação negativa do mercado ao discurso de Lula no dia 10 de novembro, o setor privado precisa ser acalmado. Ele ressaltou que o novo governo deve mostrar que haverá estabilidade e responsabilidade pelos próximos quatro anos. O ex-parlamentar citou diversas medidas para o agro tomadas nos governos petistas, como a renegociação de dívidas e abertura e linhas de crédito com juros reduzidos para o setor. É preciso uma aproximação do novo com o agro para discutir as políticas que o setor quer. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.