ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

10/Nov/2022

Brasil tem boas práticas ambientais para apresentar

Segundo o Insper Agro Global, embora o vilão da imagem do agronegócio brasileiro no exterior ainda seja o desmatamento ilegal, o Brasil terá condições de apresentar muita coisa boa na 27ª Conferência do Clima, que ocorre até o dia 18 no Egito. O desenvolvimento de uma agricultura altamente eficiente e sustentável no Brasil é uma solução para as economias emergentes globais. Os países e, principalmente as empresas, que desde a última COP-26, em Glasgow, Escócia, tiveram participação ativa, devem apresentar na conferência compromissos de redução de emissões, inclusive de net zero (neutralização total das emissões de carbono).

Tem muita coisa acontecendo no mundo que afeta a economia brasileira. O Brasil tem um lado vilão, que é o desmatamento ilegal, e será questionado sobre isso, mas também tem a solução, que é a agricultura de baixo carbono (ABC), energia renovável em larga escala, enquanto na Europa a base da energia é fóssil, por exemplo. É importante que o Brasil concentre seus esforços nas discussões sobre as demandas produtivas e ambientais dos principais parceiros, como a China. Hoje, a Europa representa 16% das exportações brasileiras, enquanto a China responde por quase 40% e a Ásia, como um todo, 66%.

Essa questão de exportação, do que a Europa vai querer ou não afeta muito menos o Brasil hoje do que afetava há 20 anos. O Brasil tem que discutir suas soluções com a China e outros mercados emergentes. O que vai se discutir é o exemplo modelo produtivo que gera segurança alimentar, climática e produtiva. O Brasil tem tudo isso e é solução principalmente para economias emergentes. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.