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10/Nov/2022

Brasil precisa abrir novos mercados para exportação

Segundo o Insper Agro Global, o Brasil precisa diversificar os destinos das exportações e dois grandes potenciais mercados futuros estão na Ásia, além da China, como o Sudeste Asiático, com Indonésia, Malásia e Vietnã, e Índia. Mas, a Índia ainda é muito fechada porque a maior parte da população vive na área rural. Para que o país se transforme em grande consumidor dos alimentos brasileiros, precisaria, como a China fez, deslocar milhões de pessoas para a classe média urbana. A China deslocou, nos últimos anos, 200 milhões de habitantes para a classe média urbana.

Mas, a Índia não tem como fazer esse movimento. A Ásia, juntamente com a China, já absorve 67% das exportações brasileiras do agronegócio. A Índia representa menos de 2%. Mesmo assim, o Brasil deve buscar países populosos para suas exportações. Ainda sobre a Índia, embora o país não consuma muita proteína animal (que é um dos pontos fortes do agronegócio brasileiro), consome proteína vegetal, como pulses (lentilha e grão-de-bico, por exemplo) e lácteos. Vale a pena trabalhar nesses nichos em cada um desses mercados.

Embora o governo brasileiro esteja presente nesses lugares, com 28 adidos agrícolas em vários países, quem não está presente é o setor privado e ele tem que estar lá. Ainda sobre os potenciais mercados externos, se hoje o foco é a China, daqui a 20 anos será o Sudeste Asiático e, daqui a 40 anos, a África, que, inclusive, deve se tornar grande produtor de alimentos a partir da transformação das savanas em áreas agrícolas, tomando-se como base o que aconteceu no Cerrado brasileiro, que tem solo e clima semelhantes. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.