ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

08/Nov/2022

OMC: eliminação de tarifas e redução nas emissões

Para a Organização Mundial do Comércio (OMC), a transição para uma economia de baixo carbono exigirá o desenvolvimento, implantação e difusão de tecnologias ambientais em um ritmo sem precedentes, e o comércio de bens e serviços ambientais pode contribuir para esse processo. No entanto, em relatório anual, o organismo aponta que os fluxos comerciais e as políticas comerciais dos bens e serviços ambientais diferem entre as regiões. Neste caso, as exportações de bens e serviços de países de renda média têm crescido dinamicamente nas últimas duas décadas, enquanto os de países de baixa renda permaneceram quase constantes. Simulações da OMC sugerem que a eliminação de tarifas, juntamente com a redução de medidas não tarifárias, poderia contribuir para a redução das emissões de carbono ao mesmo tempo em que impulsionaria o aumento das exportações e do PIB em todos os países e regiões.

No entanto, a simulações representam apenas dois dos vários mecanismos pelos quais o comércio de bens e serviços ambientais pode afetar as emissões, sugerindo que os efeitos reais da abertura do comércio de bens e serviços poderiam ser consideravelmente mais significativos com um conjunto mais amplo, se todos os efeitos fossem levados em conta e se as políticas complementares relevantes acompanharem a liberalização do comércio de bens e serviços ambientais. A cooperação internacional no comércio pode desempenhar um papel importante no apoio ao desenvolvimento e na ampliação da adoção de bens e serviços ambientais. O sistema multilateral de comércio garante que o comércio de comércio de bens e serviços ambientais flua da maneira mais suave, previsível e livre possível, enquanto os acordos da OMC também podem apoiar a transferência de tecnologias ambientais para países em desenvolvimento.

A dificuldade em chegar a um consenso nas negociações comerciais multilaterais e plurilaterais tem, no entanto, levado a cooperação comercial regional a se tornar a principal via para promover o comércio. A OMC poderia dar uma maior contribuição para a promoção do comércio de bens e serviços ambientais. Várias iniciativas plurilaterais atualmente em andamento por subconjuntos de membros da OMC podem desempenhar um papel importante na promoção e facilitação do comércio. A OMC também poderia melhorar a qualidade e disponibilidade de dados sobre bens e serviços ambientais, fortalecendo sua colaboração com agências nacionais de estatística e outras organizações internacionais. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.