ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

28/Out/2022

Transição energética para neutralidade em carbono

Segundo a Agência Internacional de Energia (AIE), apesar do atraso da transição energética devido à pandemia, o caminho para a neutralidade de carbono ainda é alcançável. Essa atualização para o cenário oferece um relato abrangente de como os líderes poderiam responder de forma coerente aos desafios das mudanças climáticas, da acessibilidade de energia e da segurança energética.

Neste cenário de transição, a expectativa é que, com a busca pela neutralidade, fontes de abastecimento de baixas emissões cresçam em 125 exajoules, o que equivale ao crescimento da oferta mundial de energia de todas as fontes de energia dos últimos quinze anos. Até 2030, o foco deverá ser na energia solar e na bioenergia, mas, na previsão até 2050, o destaque será para a energia solar e eólica. Também para este ano, no cenário, os combustíveis fósseis representarão apenas 5% da oferta total de energia.

Entretanto, para alcançar esse caminho, é necessário que líderes políticos façam muito mais para fornecer sinais pelo lado da demanda, para desenvolver a cadeia de suprimentos de tecnologia limpa como um todo, para garantir que as cadeias de suprimentos sejam diversificadas e resilientes, e para promover o crescimento coordenado de diferentes partes de cadeias de suprimentos específicas. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.