ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

17/Out/2022

COP-27: oportunidades de energia verde no Brasil

O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, afirmou que, em meio à crise energética, o Brasil vai levar para a COP-27, a próxima conferência do clima da ONU, as oportunidades de investimento em energia verde. A COP-27 vai acontecer entre os dias 6 e 18 de novembro no Egito. O ministro adiantou que o governo vai levar ao evento a mensagem de que o Brasil é parte da solução da crise energética. Segundo o ministro, o mundo, em busca de substitutos ao petróleo e gás fornecidos pela Rússia, está de olho na energia limpa gerada pelo Brasil.

Leite cobrou também participação de setores produtivos no desenvolvimento do mercado de carbono. Até agora, informou o ministro, entre 11 e 12 setores assinaram memorandos de colaboração para a implementação do decreto que cria o mercado regulado de carbono. Ele citou os setores mais intensivos em emissões como o maior desafio. A Câmara de Comércio Internacional (ICC Brasil) estima em US$ 120 bilhões o potencial de receitas que o Brasil pode perseguir com créditos de carbono até 2030.

Leite lembrou que assumiu o Ministério do Meio Ambiente justamente com a missão de criar o mercado de crédito de carbono. Conforme sustentou o ministro, os acordos bilaterais de transações de crédito de carbono com o Japão e os Emirados Árabes Unidos são o pontapé para esse mercado começar a funcionar. Segundo o ministro, os investimentos virão e o Brasil vai se tornar um protagonista nesse mercado. A capacidade de gerar créditos a custo mais baixo será um atrativo para os demais países investirem no Brasil. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.