ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

07/Out/2022

Brasil encaminhou memorando para acessar OCDE

O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, anunciou nesta quinta-feira (06/10) que o Brasil encaminhou o memorando inicial para acessar a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) na sexta-feira (30/09). O documento tem mais de 1 mil páginas. O memorando avalia quanto dos padrões do Brasil estão alinhados à OCDE. O momento demonstra a direção que o País escolheu seguir no cenário internacional. A aproximação da OCDE não é ideologia e sim, aprimoramento do Brasil. O memorando é uma autoavaliação feita pelo País candidato de 230 instrumentos dos 258 que precisam ser adequados ao máximo aos padrões da instituição.

O número total será avaliado pela própria instituição e essa quantidade inferior de instrumentos reúne basicamente os que se aplicam a todos os membros. Na prática, é o ponto de partida para os comitês da OCDE poderem começar os exames do candidato a se tornar um membro da OCDE. O próximo passo é obter os relatórios de acessão preparados pelo secretariado do organismo multilateral, com sua opinião sobre a convergência com os critérios que estão no roteiro de acessão.

O número mais recente dá conta de que o Brasil já aderiu a 116 instrumentos do total de 258, mas esses dados mudam com frequência, conforme as entregas do candidato e as agregações e separações que são feitas pela própria OCDE. O Brasil é um dos seis países que pleitearam uma vaga na organização. Também estão no processo Argentina, Peru, Croácia, Romênia e Bulgária. Por outro caminho, em função da invasão russa, a Ucrânia também busca se tornar um país-membro da instituição. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.