ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

07/Out/2022

Grãos: diminuição da inspeção de navios da Ucrânia

A consultoria russa SovEcon disse ter diminuído substancialmente a inspeção de navios com grãos no Estreito de Bósforo, que liga o Mar Negro ao Mar de Mármara e marca o limite dos continentes asiático e europeu na Turquia. Em agosto e na primeira quinzena de setembro, os navios normalmente passavam na inspeção em Bósforo dentro de cinco e seis dias após deixarem os terminais de Odessa com os alimentos exportados pela Ucrânia.

No entanto, desde o fim de setembro, esse prazo começou a subir para entre 10 e 15 dias. Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Turquia, Recep Erdogan, criticaram o acordo de criação do corredor exportador de grãos pelo Mar Negro no início de setembro e o discutiram na reunião de cúpula da Organização para Cooperação de Xangai (OCX), na cidade de Samarcanda, no Uzbequistão, no dia 16 de setembro. Segundo fontes do mercado, atualmente, representantes turcos e russos no Centro de Coordenação Conjunta em Istambul estão retardando a inspeção dos navios.

Os embarques semanais de alimentos ucranianos dos terminais de Odessa atingiram o pico em meados de setembro, alcançando 1,3 milhão de toneladas na semana que terminou em 23 de setembro. Os embarques semanais atuais estão em torno de 900 mil toneladas. O número de navios no Mar Negro que não passaram na inspeção está aumentando rapidamente. Em 5 de outubro, eles chegaram a 88 embarcações. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.