ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

03/Out/2022

Ucrânia assina pedido de adesão acelerada à OTAN

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assinou na sexta-feira (30/09) o que ele disse ser um pedido de adesão "acelerado" à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), no mesmo dia em que o líder russo Vladimir Putin avançou com o processo de anexação de regiões no leste ucraniano, levando os dois a acelerar em uma rota de colisão que está aumentando o medo de um conflito completo entre a Rússia e o Ocidente. Putin prometeu proteger as regiões recém-anexadas da Ucrânia por todos os meios disponíveis, uma ameaça renovada com apoio nuclear que ele fez em uma cerimônia de assinatura do Kremlin, onde também criticou furiosamente o Ocidente, acusando os Estados Unidos e seus aliados de buscar a destruição da Rússia.

Zelensky então realizou sua própria cerimônia de assinatura em Kiev, divulgando um vídeo dele colocando caneta em papéis que ele disse ser um pedido formal de adesão à Otan. Putin deixou claro repetidamente que qualquer perspectiva de adesão da Ucrânia à aliança militar é uma de suas linhas vermelhas e citou isso como uma justificativa para sua invasão. Em seu discurso, Putin exortou a Ucrânia a se sentar para as negociações de paz, mas imediatamente insistiu que não discutirá a devolução de regiões ocupadas. Zelensky disse que não haveria negociações com Putin, só com outro presidente da Rússia. Putin acusou o Ocidente de alimentar as hostilidades como parte do que chamou de plano para transformar a Rússia em uma "colônia" e uma "multidão de escravos sem alma".

O endurecimento de sua posição, no conflito que matou e feriu dezenas de milhares de pessoas, aumentou ainda mais as tensões já em níveis nunca vistos desde a Guerra Fria. Zelensky prometeu continuar lutando, desafiando as advertências de Putin de que a Ucrânia não deveria tentar recuperar o que perdeu. "Todo o território de nosso país será libertado desse inimigo", disse ele. As ramificações imediatas da aplicação "acelerada" da Otan não estão claras, uma vez que a aprovação requer o apoio unânime dos membros. O fornecimento de armas Ocidentais para a Ucrânia, no entanto, já a colocou mais perto da órbita da aliança. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.