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30/Set/2022

Agronegócio tem baixa participação em IPOs na B3

Segundo o BTG Pactual, apesar do peso do agronegócio no Produto Interno Bruto (PIB) nacional, o setor representa somente de 4,5% a 5% das ofertas públicas iniciais de ações (IPOs) na B3. Desde 2004 foram realizados 46 IPOs do agronegócio, o que é nada comparado ao tamanho dessa indústria. As empresas de grãos com ações listadas na B3 representam de 2,5% a 3% das ofertas totais. Se somadas as empresas de proteína animal, a representatividade do setor sobre para 4,5% a 5%. A produtora de sementes Boa Safra comentou que ter um bom projeto de negócio e demonstrar a investidores o "bom uso" dos recursos a serem levantados na operação foram os principais diferenciais para tornar viável o IPO da companhia, realizado no ano passado.

Para a Boa Safra, ter um bom nível de governança e um bom conselho com pessoas do mercado passa firmeza, além disso, a empresa conta com uma ótima diretoria e pessoas capazes de conversar com o mercado. Segundo a companhia do setor sucroenergético Jalles Machado, ter auditorias e fazer prestações de contas e relatórios trimestrais de resultados para imprensa, muitos anos antes do IPO, também foram importantes para dar confiança aos investidores. A Jalles Machado fez sete emissões de dívida no mercado (antes do IPO), o que foi um exercício para conversar com o investidor. Outro ponto foi o histórico bem consolidado de resultados. O BTG mencionou a Super Frango como uma das empresas com potencial para fazer IPO no futuro.

Para o AgroGalaxy, além de conseguir apresentar as particularidades do segmento e do agronegócio a investidores, as empresas interessadas em IPO também precisam estar preparadas para o momento em que uma nova janela de emissões se abrir. Se não tiver janela de IPO, não importa o que seja feito. O AgroGalaxy fez IPO em julho do ano passado e em agosto o mercado fechou e está fechado desde então. Então, acertar o timing é um grande feito. A abertura de capital da AgroGalaxy contribuiu para aumentar a confiança dos fornecedores de insumos agrícolas para ampliar os limites de crédito dados à companhia, o que vem ajudando a empresa a continuar crescendo em vendas. O nível de disclosure (abertura de informações) que a empresa dá para os fornecedores é ímpar no mercado e ajuda na confiança para aumentarem os limites. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.