ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

22/Set/2022

Eleições 2022: Lula quer melhorar laços com China

Segundo a EB Capital, uma questão que vai mudar se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vencer as eleições presidenciais é a relação do Brasil com a China. Uma boa relação com a China é extremamente relevante e abre muitas oportunidades de negócios para o Brasil. O Brasil já está bem-posicionado globalmente para receber investimento de estrangeiros, mas pode ainda melhorar. Ele afirmou que se houver certa competência do governo que ganhar a eleição e, especialmente, com a esperada melhora da relação do Brasil com a China se for Lula a vencer, há oportunidade de recuperar a atratividade como País, como emergente da escolha de investidores internacionais.

Essa posição privilegiada existe tanto ao se observar a produtividade do agronegócio brasileiro quanto na comparação do Brasil com os pares emergentes, como Rússia, que está em guerra com a Ucrânia, a hermética China e a Índia. O Brasil tem crescimento de produtividade no agronegócio e com terra barata. Dada a necessidade de aumento de produção de alimentos no mundo, o Brasil é indispensável no cenário internacional. Não existe outro país que consiga produzir tanto e tão bem como o Brasil. O País consegue aumentar produtividade sem desmatamento das florestas, sem derrubar uma árvore sequer. A preocupação de empresários do agronegócio com a eventual vitória de Lula tem a ver com movimentos populares e questões fundiárias.

O que faz com que eles majoritariamente prefiram o presidente Jair Bolsonaro é que volte a instabilidade com invasões e desorganização no campo. O tema ESG (critérios Ambientais, Sociais e de Governança Corporativa) veio para ficar. A EB está na segunda captação do fundo de private equity Preferred Futures em parceria com o Santander e tem como objetivo chegar a R$ 450 milhões. Com a primeira captação, feita no ano passado, o fundo investiu em duas empresas. Muitas empresas no Brasil estão levando a sério a pauta ESG. Uma boa parte, contudo, ainda permanece apenas no discurso. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.