ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

21/Set/2022

Eleições 2022: Lula avança na Região Centro-Oeste

Um dos principais interlocutores da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o agronegócio, o senador Carlos Fávaro (PSD-MT) comemorou o crescimento de 8% de Lula nas intenções de voto entre o eleitorado da Região Centro-Oeste, conforme pesquisa Datafolha. Segundo ele, as pesquisas estão refletindo o que é possível sentir nos eleitores. Para corroborar com o Datafolha, a pesquisa do Ipec mostrou crescimento significativo de Lula em Mato Grosso e queda de Bolsonaro, apontando o mesmo movimento, disse Fávaro.

A pesquisa, contratada pela Folha e pela TV Globo, divulgada na quinta-feira (15/09), mostrou o ex-presidente Lula e o presidente Jair Bolsonaro (PL) empatados tecnicamente na Região Centro-Oeste, região que concentra a produção agrícola do País e responde por 7% da população. Bolsonaro aparece com 40% das intenções de voto contra 38% de Lula. Na comparação com o levantamento anterior, Bolsonaro perdeu 6%, enquanto Lula avançou 8%. Na pesquisa Ipec (ex-Ibope), Bolsonaro caiu de 49% para 45% em Mato Grosso, enquanto Lula subiu de 31% para 36% nas intenções de voto.

Fávaro atribui o avanço de Lula nas pesquisas locais aos feitos do ex-presidente na sua gestão em meio a indicadores sociais regionais que preocupam o eleitorado local. dados mostram que 600 mil pessoas em Mato Grosso estão passando fome. Em um Estado que é abundante em alimentos, isso é um contrassenso. O crescimento de Lula está refletindo a preocupação com esse cenário porque as pessoas lembram que ele acabou com a fome, que ele apoiou a agricultura familiar, que o agronegócio deu um salto com ele, que os recursos do Plano Safra eram expressivos, que os mais pobres conseguiram comprar mais comida e que o Estado prosperou.

Também há efeito no avanço do ex-presidente na região vindo de uma aproximação mais bem-sucedida com o agronegócio local, após Lula intensificar os discursos dirigidos ao setor. Lula está sendo mais didático, mostrando qual agro que ele apoia e isso melhora o crescimento dele nas intenções de voto no Estado e na Região, afirmou Fávaro, que compõe, juntamente com o deputado federal Neri Geller (PP-MT) e com o empresário de sementes de soja Carlos Augustin, o núcleo duro da articulação da chapa Lula/Alckmin em Mato Grosso. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.