ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

21/Set/2022

Rússia: plano energético contra a Europa falhando

A campanha econômica do presidente russo Vladimir Putin para forçar os governos europeus a abandonarem o apoio à Ucrânia, reduzindo drasticamente o fornecimento de gás natural, parece estar falhando à medida que os preços da commodity caem, as finanças do governo russo se deterioram e a Europa estabelece planos para aliviar a pressão sobre famílias e empresas. O sucesso da Rússia na luta econômica contra a Europa no longo prazo é visto como crítico por ambos os lados para decidir o resultado do conflito na Ucrânia.

Agora, contudo, sinais de que a estratégia de Putin está abalada estão coincidindo com sérios reveses no campo de batalha, uma vez que as forças ucranianas recuperam partes do território ocupado pela Rússia, enquanto o presidente russo é forçado a reconhecer as preocupações dos líderes chineses e indianos sobre a invasão. Os governos europeus afirmam que a aposta de Putin é cortar o fornecimento de gás natural para infligir dor às famílias e empresas europeias, a fim de que a população se volte contra as atuais políticas de sanções contra a Rússia e apoio à Ucrânia com armas e ajuda financeira.

A Rússia ainda não se deu por vencida, mas um crescente consenso entre autoridades, especialistas em energia e economistas sugere que, embora as ações russas causem sérias dificuldades em muitos lugares, Putin provavelmente fracassará, e a Europa deve enfrentar o inverno sem ficar sem gás. Quando o próximo inverno acabar, a influência de Putin sobre o suprimento de energia da Europa terá diminuído criticamente. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.