ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

22/Ago/2022

Europa: impactos inesperados da estiagem em 2022

O Fórum Econômico Mundial destaca alguns efeitos inesperados da seca na Europa. Há secas recordes pelo mundo, com a Europa enfrentando um calor prolongado e ondas de calor. Um dos efeitos é visto na França, onde a pior seca já registrada prejudica a produção de trigo. Apenas a metade da produção atual de trigo no país estava em condição boa ou excelente em 8 de agosto. Por outro lado, as altas temperaturas aceleraram a evaporação da água, o que garante aos produtores de sal na região francesa de Guerande produção recorde de flor de sal, que poderia quase dobrar neste ano.

Na Alemanha, a falta de chuvas provocou queda no nível do Rio Reno, uma importante artéria fluvial do país. Isso provoca atrasos e custos mais altos. As embarcações estão recebendo apenas de 30% a 40% de sua capacidade, para evitar problemas nos trajetos, no rio que corta o coração industrial da Alemanha, dos Alpes Suíços até o Mar do Norte, transportando grãos, produtos químicos e carvão, por exemplo, e com potencial impacto negativo no crescimento do país. A seca também coloca pressão sobre a oferta de energia. A geração de hidrelétricas no continente caiu 44% na Espanha e 20% em geral no continente.

A falta de água suficiente para refrigerar usinas nucleares levou algumas usinas na França a reduzir a produção. Na Itália, foram encontradas duas bombas não detonadas da Segunda Guerra, no leito do Rio Pó, perto de Mântua. Na Espanha, perto de Barcelona, uma igreja romanesca do século IX voltou a ser vista, intacta. A leste de Madri, o reservatório Buendía deixa ver agora ruínas de uma vila. Na província de Cáceres, no centro espanhol, a seca permitiu que se visse um ciclo de pedras pré-histórico, apelidado de Stonehenge espanhol, no reservatório de Valdecanas. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.