ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

22/Ago/2022

Feiras internacionais e oportunidades de negócios

A participação do Brasil em feiras internacionais representa uma importante oportunidade para a realização de negócios e abertura de novas fronteiras para a indústria de alimentos, bebidas e outros produtos do agronegócio brasileiro. No primeiro semestre deste ano, entre abril e julho, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) coordenou o Pavilhão Brasil em sete feiras internacionais nas cidades de Londres (Reino Unido), Nuremberg (Alemanha), Joanesburgo (África do Sul), Teerã (Irã), Seul (Coreia do Sul), Bangkok (Tailândia) e Montreal (Canadá), onde participaram no total setenta empresas brasileiras. As empresas participantes fizeram 1.106 contatos comerciais durante a missão no exterior. O montante financeiro gerado pelos negócios efetivamente concretizados durante as feiras organizadas pelo Mapa foi avaliado em US$ 2,4 milhões.

A expectativa de geração de negócios futuros para os próximos 12 meses, decorrentes dos contatos realizados durante os eventos, é estimada em US$ 80 milhões. O Mapa organiza o Pavilhão Brasil em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Algumas feiras, como a Saitex e Biofach, são direcionadas à participação de cooperativas e empresas de pequeno porte que planejam se inserir no mercado internacional. A BRMill Alimentos participou pela primeira vez na feira Seoul Food & Hotel na Coreia do Sul este ano no Pavilhão Brasil. A empresa ficou extremamente satisfeita com a organização e com os contatos realizados. A Coreia do Sul é um mercado potencial para o milho e derivados de milho não OGM e há cinco empresas em negociação aguardando somente a liberação da cota de importação por parte das autoridades locais para conseguir realizar os embarques ainda esse ano.

Hoje, a demanda por milho e derivados de milho convencional tem aumentado significativamente, especialmente por indústrias alimentícias que utilizam o milho como matéria prima para a produção de empanados, snacks, nutrição infantil, cereais matinais, entre outros. O milho na Coreia do Sul é muito utilizado nas indústrias de snacks (salgadinhos de milho) e cereais matinais. A BRMill Alimentos apresentou na feira a farinha de milho extrafina que pode ser usada para os empanados como nuggets e teve uma grande procura por esse produto pós feira devido a sua textura e qualidade. Dependendo da cota a ser liberada pela Coreia do Sul para a importação dos derivados de milho, para o segundo semestre, a BRMill Alimentos estima a comercialização de 180 toneladas até dezembro. A empresa, que trabalha com milho em grão e derivados de milho (fubá, creme de milho, canjica, grits, xerém, milho inteiro desgerminado), exporta para mercados como Austrália, Canadá, Espanha, Holanda, França, Nova Zelândia, países da América do Norte, entre outros.

No primeiro semestre do ano, os visitantes estrangeiros puderam participar de seminários inovadores, experimentar degustações raras e encontrar novos produtos. Também puderam descobrir novas tendências que definem o futuro da indústria. Para as empresas brasileiras, as feiras são oportunidades para contatos comerciais, negócios e abertura de mercados, com o consequente aumento do fluxo de comércio entre os países. Os mercados visitados geralmente apresentam perfil consumidor sofisticado e a feira é uma plataforma para encontrar compradores de produtos com alto valor agregado. Os participantes exibiram produtos como alimentos e bebidas, tecnologias de alimentos e serviços. Vários setores foram representados no evento, incluindo café e chá, bebidas, alimentos congelados, frutas e legumes, carnes, grãos, cereais, frutos do mar, doces e confeitos. Fonte: Ministério da Agricultura. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.