17/Ago/2022
O Programa Fundo Clima, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), recebeu mais um aporte, de R$ 444,1 milhões. O novo repasse foi concretizado após o Ministério do Meio Ambiente (MMA), em nome da União, firmar um aditivo do contrato que regula a transferência de recursos do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (FNMC) para o BNDES. O banco é o agente financeiro do FNMC. O Programa Fundo Clima é a linha responsável pela aplicação da parcela não reembolsável do FNMC.
Os recursos são utilizados para empréstimos a projetos enquadrados em nove subprogramas: Mobilidade Urbana; Cidades Sustentáveis e Mudança do Clima; Máquinas e Equipamentos Eficientes; Energias Renováveis; Resíduos Sólidos; Carvão Vegetal; Florestas Nativas; Gestão e Serviços de Carbono; e Projetos Inovadores.
O Programa Fundo Clima serve de “funding” tanto para financiamentos indiretos, firmados por bancos comerciais repassadores dos recursos do BNDES, quanto para empréstimos contratados diretamente pelo banco de fomento. Na recente linha de crédito para usinas de produção de hidrogênio verde, anunciada mês passado pelo BNDES, o uso “funding” do Programa Fundo Clima servirá, por exemplo, para garantir juros menores do que os de mercado para os projetos de produção voltada para o mercado nacional. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.