ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Ago/2022

Grãos: navio vindo da Ucrânia chegou na Turquia

Um navio de bandeira turca que estava no primeiro comboio que deixou a Ucrânia sob acordos para desbloquear o fornecimento de grãos chegou ao seu destino na Turquia nesta segunda-feira (08/08). A chegada ao porto ocorreu enquanto a Rússia acusava novamente a Ucrânia de bombardear a maior usina nuclear da Europa. O navio Polarnet atracou no Porto de Derince, no Golfo de Izmit, depois de partir de Chornomorsk na sexta-feira (05/08), carregado com 12 mil toneladas de milho.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia, se a Rússia cumprir suas obrigações, o 'corredor de grãos' continuará mantendo a segurança alimentar do mundo. Um total de 12 navios já foi autorizado a navegar sob os acordos de grãos feitos pela Ucrânia e pela Rússia e mediados pelas Nações Unidas e pela Turquia. Cerca de 322 mil toneladas de produtos agrícolas deixaram os portos ucranianos, principalmente de milho, mas também óleo de girassol e soja.

Quatro navios saíram da Ucrânia no domingo (07/08) e devem ser inspecionados nesta terça-feira (09/08). A embaixada da Ucrânia em Beirute, no Líbano, informou na segunda-feira (08/08) que o comprador final das 26 mil toneladas de milho transportadas pelo navio Razoni, o primeiro a circular sob os acordos, se recusou a aceitar a carga devido ao atraso na entrega, além de um contrato limite. Segundo as informações da embaixada, o expedidor estava agora à procura de outro comprador. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.