ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Ago/2022

EUA está tentando amenizar tensões com a China

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, afirmou que a China não deve manter conversas sobre assuntos globais importantes como reféns. Ele se referia, por exemplo, às discussões sobre a crise climática. O governo chinês cortou contatos com o governo norte-americano em retaliação à visita da presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, a Taiwan na semana passada. "Não devemos fazer a cooperação como refém em assuntos de interesse global por causa das diferenças entre nossos dois países", disse Blinken. "Outros esperam, com razão, que continuemos trabalhando em questões que importam para a vida e o sustento de seu povo, bem como para o nosso."

Ele citou a cooperação sobre as mudanças climáticas como uma área-chave em que a China interrompeu o contato que não pune os Estados Unidos, pune o mundo. Ele afirmou que o maior emissor de carbono do mundo se recusa a se envolver no combate à crise climática e acrescentou que o disparo de mísseis balísticos pela China, que caíram nas águas ao redor de Taiwan, foi uma ação perigosa e desestabilizadora. O que acontece com o Estreito de Taiwan afeta toda a região. De muitas maneiras, afeta o mundo inteiro porque o Estreito, como o Mar da China Meridional, é uma hidrovia crítica. Quase metade da frota global de contêineres e quase 90% dos maiores navios do mundo transitaram pela hidrovia este ano.

A China fechou canais militares, que são vitais para evitar falhas de comunicação e evitar crises, e para a cooperação em crimes transnacionais e antidrogas, que ajudam a manter as pessoas nos Estados Unidos, na China e em outros lugares seguras. Apesar das ações da China, Blinken afirmou ter dito a seu colega chinês Wang Yi que os Estados Unidos não querem agravar a situação. Os Estados Unidos buscam diminuir as tensões e consideram que os diálogos são um elemento muito importante. O país manterá os canais de comunicação com a China abertos com a intenção de evitar uma escalada para um mal-entendido ou a falta de comunicação. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.