ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

04/Ago/2022

Grãos: clima seco na UE e EUA pode elevar preços

Segundo o banco de investimento norte-americano J.P. Morgan Chase & Co, o clima seco na Europa e nos Estados Unidos ameaça aumentar os preços do milho e de outros grãos no curto prazo. Os preços dos alimentos atingiram um recorde no início deste ano e permaneceram altos em meio à guerra na Ucrânia, que limitou as exportações de grãos da região. Agora, o clima seco no Hemisfério Norte ameaça afetar o rendimento das colheitas e reduzir as exportações, elevando ainda mais os preços.

O banco prevê um aumento potencial de entre 20% e 30% para os preços do milho nos Estados Unidos, de cerca de US$ 6,00 por bushel atualmente, com rendimentos caindo. Na Europa, 10 milhões de toneladas de produção de milho podem ser perdidas, o que pode eliminar as perspectivas de exportação. O clima é um fator muito importante neste momento.

A previsão é de alguma deterioração nas condições das colheitas, deficiências de umidade do solo e redução no potencial de rendimento das principais culturas de grãos e oleaginosas, em um momento em que temos suprimentos de produtos agrícolas exportáveis criticamente apertados no que diz respeito a sua disponibilidade para o mercado mundial. No Reino Unido, os agricultores podem ser proibidos de irrigar plantações em agosto devido à escassez de água, enquanto a falta de chuvas na Alemanha também está ameaçando o fornecimento de grãos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.