ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

04/Ago/2022

Navio com grãos da Ucrânia rumo ao destino final

O Ministério da Defesa da Turquia informou que o primeiro navio de grãos ucraniano, Razoni, está prestes a atravessar o Estreito de Bósforo, em Istambul e, assim, deverá navegar para o Líbano. Sua carga foi aprovada e verificada nesta quarta-feira (03/08) por autoridades turcas e ucranianas, depois do acordo com a Rússia. Uma equipe de inspeção passou cerca de 90 minutos realizando verificações no navio que carrega 26.527 toneladas de milho ucraniano.

A equipe incluiu funcionários da Ucrânia, Rússia, Turquia e das Nações Unidas. O Ministério da Infraestrutura da Ucrânia confirmou que o navio passou pela inspeção e disse que outras 17 embarcações estão carregadas e aguardam autorização. As verificações ocorrem para assegurar que os navios que chegam não transportam armas e trazem apenas grãos, fertilizantes ou alimentos relacionados, sem nenhuma outra mercadoria.

Cerca de 27 navios aguardam três portos ucranianos com carga e contratos assinados e estão prontos para sair. Estima-se que 20 milhões de toneladas de grãos ficaram retidas na Ucrânia desde o início da guerra. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, afirmou que a retomada das exportações de grãos reduzirá a capacidade das autoridades russas de extrair concessões do Ocidente. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.