ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

04/Ago/2022

China aumenta sanções comerciais contra Taiwan

A China continental suspendeu as importações de centenas de fábricas de alimentos taiwanesas antes da controversa escala na ilha da presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi. A Administração Geral de Alfândegas da China (GACC) adicionou vários produtos de confeitaria, biscoitos, doces e pães à lista de itens atualmente listados como “importações suspensas” em seu site oficial. O United Daily News informou que a proibição foi imposta na segunda-feira (1º de agosto). O Ministério de Assuntos Econômicos e o Conselho de Agricultura estão atualmente cientes da proibição de importação, afirmou o Escritório de Comércio Exterior de Taiwan na terça-feira (02/08).

O governo de Taiwan acrescentou que ajudaria as empresas a responder adequadamente. Os ministros de Relações Exteriores do G7 divulgaram comunicado, no qual se dizem preocupados com ações recentes e anunciadas ameaçadoras da China em relação ao Estreito de Taiwan. A nota desta quarta-feira (03/08) do grupo, formado por Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos, é divulgada após visita de Nancy Pelosi, exacerbar tensões entre China e Taiwan, e entre chineses e norte-americanos. O comunicado é assinado pelo Alto Representante da União Europeia. Segundo o grupo, preocupa particularmente a realização de exercícios militares com munição de verdade e a coerção econômica exercida pela China, com risco de escalada desnecessária.

Segundo o G7, não é motivo para se usar uma visita como pretexto para ação militar agressiva no Estreito de Taiwan. A resposta chinesa eleva riscos de mais tensões e desestabilização na região. O G7 pede ainda que a China não mude de modo unilateral pela força o status quo da região e pede que as diferenças no Estreito de Taiwan sejam resolvidas por meios pacíficos. O G7 diz que não houve mudança nas políticas dos países do grupo em relação a uma China, onde ela é aplicável, bem como nas posições básicas sobre Taiwan. Fonte: South China Morning Post e Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.