ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

03/Ago/2022

CRAs Verdes: 1ª emissão internacional em dólares

A Sustainable Investment Management (Sim), de gestão em finanças ambientais, a Opea, por meio da sua Securitizadora Planeta, e a agfintech Traive concluíram a primeira emissão internacional de Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) verdes. A operação recebeu aporte de US$ 11 milhões dos supermercados britânicos Tesco, Sainsbury’s e Waitrose. Os CRAs verdes em dólar foram registrados na Bolsa de Viena, na Áustria dentro do programa de financiamento de commodities responsáveis Responsible Commodity Facility (RCF), administrado pela Sim.

Segundo as empresas, a operação vai permitir a oferta de linhas de crédito a juros baixos para financiamento de produtores comprometidos com o cultivo de soja sem desmatamento no Cerrado, conforme os critérios de elegibilidade do RCF. A emissão foi finalizada em 29 de julho. O programa chamado de RCF Cerrado 1 será destinado ao financiamento de 36 fazendas com capacidade de produção de 75 mil toneladas de soja por ano.

Todas serão unidades produtivas com cultivo da oleaginosa com desmatamento zero, o que irá resultar na conservação de mais de 11 mil hectares de vegetação nativa, incluindo mais de 4,2 mil hectares de excedentes de reserva legal. A operação foi estruturada com a participação da Vortex, como agente fiduciário, ACE, como agente registrador de lastros, Fran Capital, como custodiante, TMF, como agente de pagamento, e com consultoria jurídica do Pinheiro Neto Advogados e Clifford Chance.

As atividades do programa serão verificadas independentemente pela empresa Earth Daily e reportadas a um comitê ambiental independente, composto por representantes do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), The Nature Conservancy (TNC), WWF Brasil, Conservação Internacional (CI-Brasil), Proforest, e Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM). Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.