ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

29/Jul/2022

Recessão global deve afetar margens de produtor

Segundo o Instituto de Estudo e Pesquisa (Insper), o setor agropecuário tende a pagar o patamar elevado no preço de insumos na atual conjuntura e vender em um momento de depreciação do produto, o que pode afetar significativamente as margens dos produtores. A avaliação é de que a alta da inflação no mundo, combinada com uma desaceleração econômica em 2023, pode reverberar no agro brasileiro, causando quedas dos preços das principais commodities do setor.

Alguns elos de produção agropecuária já vinham enfrentando uma margem mais apertada, dada a incapacidade de repassar toda a alta de custos ao consumidor final, o que já se reflete na queda do PIB do agronegócio em 0,8% no primeiro trimestre de 2022, avaliada pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

É esse o cenário desafiador que se desenha para o próximo ano. A pandemia e a guerra entre Rússia e Ucrânia são os principais fatores que impactaram significativamente os mercados de commodities. Em relação ao Brasil, o mercado agropecuário vem sendo afetado pela alta inflação, juros elevados, baixo crescimento e questão fiscal em ano eleitoral, além do cenário internacional de recessão. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.