ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

26/Jul/2022

EUA: pesquisa mostra desaceleração da economia

Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (25/07) pela Associação Nacional de Economia Empresarial (Nabe) revela uma desaceleração da economia norte-americana. Isto porque os custos de insumos permanecem altos e as margens de lucro moderadas no país. O levantamento foi feito com uma amostra de 58 associados entre os dias 5 e 13 de julho, sobre as condições de negócios em empresas ou setores e reflete o segundo trimestre de 2022. De acordo com a sondagem, 47% dos entrevistados registraram crescimento nas vendas no segundo trimestre deste ano, uma queda de 14% em relação aos três primeiros meses do ano.

A parcela de participantes que tiveram alta nas margens de lucros caiu de 26% para 22%. A pesquisa aponta ainda moderação no ritmo de avanço dos salários, 55% dos empresários reportando altas salariais, frente ao nível recorde 70% na contagem de abril. Ainda, 21% dos entrevistados registraram escassez de insumos intermediários e 16%, de matérias-primas. No geral, os principais riscos para o cenário das empresas são crescentes pressões de custo (citado por 31%) e aumento de juros (22%), seguido de escalada de casos de coronavírus (12%) e gargalos na cadeia produtiva (10%). Os resultados mostram indicações de uma desaceleração da economia dos Estados Unidos.

A maioria das empresas pesquisadas ainda relata um aumento nas vendas, mas essa participação caiu acentuadamente em relação ao trimestre passado. Os custos crescentes de materiais e mão de obra estão pressionando as margens de lucro em muitas empresas. Para a Boeing Commercial Airplanes, a pesquisa de julho mostra mais empresas relatando declínio em suas margens de lucro em vez de margens crescentes, pela primeira vez desde a pesquisa de outubro de 2020. Os riscos percebidos de recessão também estão aumentando entre os entrevistados. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.