ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

26/Jul/2022

Grãos: acordo para exportação da Ucrânia ameaçado

A Rússia atacou a cidade portuária de Odessa, na Ucrânia, menos de 24 horas após os governos russo e ucraniano fecharem um acordo para retomar as exportações de grãos pelo Mar Negro. Segundo informações da agência Reuters, o ataque atingiu duas infraestruturas do Porto de Odessa. Ainda não está claro qual o tamanho do prejuízo para as exportações. Estima-se que mais de 20 milhões de toneladas de grãos estejam prontos para serem exportados.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, condenou o ataque russo ao Porto de Odessa. Segunde ele, todas as partes fizeram compromissos claros para garantir o movimento seguro de grãos ucranianos ao mercado global. Esses produtos são desesperadamente necessários para enfrentar a crise alimentar global e aliviar o sofrimento de milhões de pessoas necessitadas em todo o mundo. A plena implementação do acordo pela Rússia, Ucrânia e Turquia é imperativa.

O governo da Ucrânia afirmou que o país continuará com a preparação técnica para retomar as exportações de produtos agrícolas nos portos que conectam o país com o Mar Negro, apesar do ataque da Rússia. Nos últimos meses, ataques de mísseis a instalações de infraestrutura tornaram-se o principal alvo da Rússia. Todos os dias, dezenas de mísseis são direcionados para ferrovias, pontes, instalações de armazenamento de petróleo e portos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.