ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

21/Jul/2022

Brasil: financiamentos verdes no comércio externo

O Ministério da Economia vai assinar, no dia 25 de julho, um Memorando de Entendimento com a organização Climate Bonds Initiative (CBI) com o objetivo de disseminar práticas sustentáveis para o financiamento do comércio internacional. Intermediado pela Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais (Secint), o acordo tem o objetivo de dar escala à implementação das melhores práticas internacionais de sustentabilidade e resiliência climática, aproveitando as características do Brasil relacionadas a comércio internacional, investimentos e finanças sustentáveis, na questão da agenda de clima e de sustentabilidade.

Entre as atividades pré-estabelecidas no memorando estão a qualificação da pauta exportadora brasileira para o acesso de novos financiamentos sustentáveis via títulos verdes ou de transição; a análise e a proposição de recomendações para aperfeiçoar os instrumentos de financiamento públicos e privados; e a capacitação em finanças sustentáveis. A assinatura na semana que vem foi confirmada pela CBI e a Secint. Dados do mercado de finanças sustentáveis da CBI apontam que o Brasil acumulou mais de US$ 11 bilhões em emissões de títulos verdes até maio de 2022. Entre os setores da economia beneficiados estão agricultura, florestas, transporte e bioenergia.

A Climate Bonds é uma organização com sede em Londres e sem fins lucrativos focada na promoção de investimentos em grande escala na economia de baixo carbono. Segundo a organização, o Brasil é um importante exportador mundial e a agenda de finanças sustentáveis pode abrir novas fronteiras para o País, conectando a oferta de produtos verdes e sustentáveis com o mercado comprador, que cada vez mais tem demandado aspectos ambientais e sociais. Com isso, o País pode contribuir significativamente para essa tendência global de finanças sustentáveis na pauta exportadora. Esse é um passo fundamental para o Brasil demonstrar o seu compromisso com a transição a uma economia de baixo carbono. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.