ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

29/Jun/2022

Mercado de Carbono: oportunidade ao setor agrícola

Segundo o World Resources Institute (WRI), o Brasil não está fazendo um "bom trabalho" em sustentabilidade. Em 2021, o País perdeu 1,5 milhão de hectares de áreas primárias, não cumpriu a meta de restauração e precisa avançar na regularização fundiária. O mercado de carbono tende a ser um agente da mudança em potencial necessária a ser feita no Brasil. Não apenas pelos benefícios, mas no sentido de negócios porque pode trazer mais uma renda e mudar o custo de oportunidade da terra em relação a agricultura.

A expectativa em relação às receitas de carbono é maior do que a estrutura já estabelecida. O setor agrícola brasileiro tem muito a desempenhar no mercado de carbono. A China, principal consumidora das commodities agrícolas brasileiras, assumiu compromisso de baixo carbono, o que vai gerar impacto na compra de seus produtos. A agricultura chinesa está muito engajada e é uma oportunidade de construção conjunta para o Brasil.

Para a indiana Nurture Farm, de tecnologia agrícola, o grande desafio é a transição da agricultura para o mercado de baixo carbono. O produtor já enfrenta custo elevado de produção, os impactos da guerra Rússia-Ucrânia e da pandemia. O impacto potencial da redução de custos por área fará os produtores fazerem transição para agricultura de baixo carbono e não o crédito de carbono em si. Atualmente, a companhia realiza projeto de agricultura de baixo carbono em 500 mil hectares na Índia. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.