ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

27/Jun/2022

Sustentabilidade é barreira não tarifária para Brasil

A Minerva Foods avalia que a sustentabilidade seja uma das principais barreiras comerciais não tarifárias que o Brasil precisa encarar. O País é cada vez mais questionado pela sustentabilidade. A competitividade do Brasil traz o passivo de mostrar o que está sendo feito e passou a ser uma das principais barreiras não tarifárias para o País. O Brasil deve enfrentar esse desafio contando a história de como trabalha a sustentabilidade, como utiliza a terra e como os produtores são conscientes. Apesar desse desafio, o mundo vive um momento único, do qual o Brasil pode se favorecer, com a segurança alimentar e a redução da inflação dos alimentos no centro da pauta dos países.

A inflação de alimentos e da energia está afetando todos os países, especialmente os importadores ou em desenvolvimento. A inflação pode ser uma oportunidade para o Brasil trabalhar fatores para maior acesso a mercado e para atrair mais investimentos para o agro. Sobre a atração de investimentos ao País, a simplificação fiscal é uma das tarefas fundamentais para maior atração de capital privado. A desoneração precisa ser melhor trabalhada, assim como a monetização dos créditos. A exportação passou a ser um desafio burocrático e de batalhas jurídicas para trabalhar com a Receita Federal e efetivamente não exportar impostos.

Outro desafio importante é a infraestrutura. Também há necessidade de clareza e unificação nas regras sanitárias do País para acesso a novos mercados. O Brasil tem vários mercados aos quais tem acesso sanitário, mas não tem acesso na prática ou por sistema de tarifas ou de cotas ou de volumes que não estão negociados com a mesma ênfase que as barreiras. É importante um trabalho conjunto entre Ministérios da Agricultura, Itamaraty e Economia para abordagem conjunta das barreiras comerciais aos produtos do agronegócio brasileiro. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.