ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

22/Jun/2022

OCDE: Brasil precisa melhorar práticas ambientais

O ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França, afirmou que o governo tem trabalhado para que o acesso do Brasil à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) ocorra no menor prazo possível. A aproximação com OCDE traz benefícios e maior inserção internacional para o Brasil. Em 10 de junho, o Conselho da OCDE aprovou o roadmap (roteiro) do Brasil para iniciar formalmente o processo de entrada do País na entidade.

A decisão foi em nível ministerial e apenas pode ir adiante quando é determinada por consenso. O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o Brasil está atrasado no processo de adesão à OCDE. Segundo Guedes, interessa ao Brasil receber o que considera a influência positiva da OCDE para a melhora do ambiente econômico. Apesar disso, ele admitiu que o processo que acessão ao organismo internacional é longo e pode ter algum tempo pela frente. É importante para a OCDE que Brasil entre, pois é a maior potência verde do planeta.

O secretário-geral da OCDE, Mathias Cormann, afirmou que as práticas ambientais do Brasil precisam alcançar os padrões da entidade. O mundo precisa de ações mais ambiciosas e efetivas em relação a mudanças climáticas. O secretário-geral da OCDE também afirmou que é preciso estimular a competição nos diversos setores da economia para alcançar a redução dos preços aos consumidores. Ele cobrou ainda que o Brasil gaste mais com educação, pois há espaço para melhorias nesta área. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.