20/Jun/2022
As contratações de empréstimos por meio das linhas do PCA (programa federal de estímulo a investimentos em silos e armazéns) e Prodecooop (voltado a cooperativas), ainda com condições do Plano Safra 2021/2022, devem ser retomadas na próxima semana. Estes financiamentos ainda estão suspensos apesar de, no dia 13 de junho, as instituições financeiras terem reaberto seus sistemas para novos pedidos de crédito de diversas linhas de investimento e custeio do Plano Safra 2021/2022.
Empréstimos por meio do Moderfrota, principal programa para aquisição de máquinas agrícolas, continuam congelados e provavelmente não serão retomados nesta safra, que termina do dia 30 de junho. No dia 9 de junho, por meio de portaria publicada em edição extra do Diário Oficial da União, a Secretaria Especial do Tesouro e Orçamento abriu crédito suplementar no valor de R$ 1,550 bilhão para reforçar a dotação orçamentária de vários órgãos da administração pública federal, dos quais aproximadamente R$ 1,087 bilhão para equalização de taxas das linhas do Plano Safra 2021/2022.
Com isso, foram reabertas várias linhas cujas contratações estavam suspensas desde o início de fevereiro. Novas solicitações de crédito para o PCA e o Prodecoop ainda não tinham sido autorizadas porque era necessário avaliar se os recursos adicionais até o momento levantados seriam de fato suficientes para equalizar as taxas de juros. No dia 15 de junho, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou a Selic (a taxa básica de juros) em 0,50%, de 12,75% para 13,25% ao ano. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.