ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

15/Jun/2022

Diesel: ANP se antecipa a riscos ao abastecimento

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou que vem atuando diligentemente para se antecipar a riscos ao abastecimento nacional de óleo diesel, mas se recusou a comentar o pedido feito à Petrobras para suspender as paradas para manutenção de refinarias. A Petrobras prevê parar três refinarias no segundo semestre, o que pode afetar a oferta de diesel no mercado interno. A pedido da ANP, a estatal está avaliando a suspensão das paradas programadas que impactem a produção de diesel.

Informações recebidas do mercado dão conta de que, no momento, o abastecimento de diesel acontece com regularidade. O monitoramento feito pela ANP é permanente. A agência vem mantendo contato com os agentes do mercado e não recebeu informação de falta de produtos em nenhuma região. A situação está sendo acompanhada de perto e a ANP está dedicada a propor medidas que se mostrarem necessárias para garantir a oferta do produto.

Representantes da agência também mantêm contato com especialistas e analistas sobre o cenário mundial atual e seguem atentos ao cenário nacional e ao internacional, e a todos os fatores que podem interferir no abastecimento de diesel. O ápice da crise global de fornecimento de diesel está prevista para o segundo semestre, quando mais sanções serão impostas à Rússia, por conta da invasão na Ucrânia, e pode reduzir a oferta de petróleo e gás natural no mundo. Com a queda do fornecimento de gás russo, principalmente a Europa deve buscar mais diesel no mercado e apertar a oferta do combustível. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.