ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Jun/2022

Guerra: maior crise de custo de vida do século XXI

Segundo alerta a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), a guerra na Ucrânia coloca o planeta à beira da maior crise sobre o custo de vida da população global desta geração. Os choques nos preços de energia e alimentos, que elevam a inflação no mundo todo, podem provocar mais instabilidade política à medida em que reduzem a renda real das pessoas. A crise alimentar, por enquanto concentrada em países da Ásia e África, pode rapidamente se transformar em uma catástrofe de proporções globais em 2023.

Se a guerra continuar e os altos preços de grãos e fertilizantes persistirem na próxima temporada de plantio, a crise atual pode se estender a outros alimentos básicos, como o arroz, afetando bilhões de pessoas a mais. Entre as medidas defendidas para controlar os mercados globais e reduzir a volatilidade nos preços de commodities, será necessário reintegrar as produções de Rússia e Ucrânia à cadeia global, apesar da guerra. Sobre energia, foi destacado o papel relevante do uso de reservas estratégicas para diminuir os preços, mas ressaltou que o mundo deve acelerar a transição para fontes renováveis.

Governos ao redor do mundo devem aumentar a proteção social por meio de suporte focado em grupos vulneráveis. Países emergentes necessitam urgentemente de apoio fiscal de instituições financeiras internacionais. Sem isso, várias nações seguirão com dificuldades de pagar por sua comida e energia, realizar o serviço da dívida e aumentar a proteção social. A comunidade global foi instada a fortalecer a arquitetura da dívida global. O Grupo dos Vinte (G20) deve restabelecer a Iniciativa de Suspensão do Serviço da Dívida e os vencimentos de títulos soberanos precisam ser adiados em dois a cinco anos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.