ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

07/Jun/2022

Agronegócio: fusões e aquisições em alta em 2022

De acordo com levantamento da consultoria KPMG, fusões e aquisições, chamadas de M&As, no agronegócio aumentaram 83% no primeiro trimestre ante os três primeiros meses do ano passado. De janeiro a março, 33 transações foram reportadas no País, contra 18 do mesmo período de 2021. Em todo o ano passado foram fechados 57 negócios. O movimento foi puxado por empresas de tecnologia voltadas ao agro, que representaram 21 do total de transações dos três primeiros meses de 2022. Os setores de fertilizantes, alimentos e bebidas e açúcar e etanol também aqueceram as M&As no período.

O número de transações é o maior reportado desde 2020. Demonstra o interesse e as expectativas de retorno dos investidores financeiros e estratégicos no agronegócio brasileiro. Segundo levantamento da consultoria paulista Hand Investimentos, o agronegócio brasileiro tem hoje ao menos 334 empresas com potencial para receber investimentos ou para passar por processos de fusão ou aquisição. O estudo considerou apenas companhias com faturamento anual na faixa entre R$ 10 milhões e R$ 500 milhões.

A Hand partiu de uma lista inicial de mais de 23 mil empresas. Feita a triagem da receita, a consultoria excluiu associações, cooperativas, fundações e companhias que já passaram por fusão ou aquisição, e que, assim, estariam menos propensas a participar de uma nova operação do gênero. Muitas revendas se recusam a ser compradas por grandes empresas, mas a tendência é que o segmento se consolide nos próximos anos, a exemplo das indústrias de máquinas e defensivos químicos, que têm menos grupos. Fonte: Broadcast Agro e Valor Econômico. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.