ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

03/Jun/2022

Plano Safra 2022/2023: anúncio será na 2ª quinzena

Segundo o Ministério da Agricultura, o Plano Safra 2022/2023 deve ser lançado na segunda quinzena de junho. A data ainda não foi estabelecida. Há uma série de trâmites para serem cumpridos. A greve de parte das equipes do Banco Central e do Tesouro tem sido uma barreira para que os Ministérios da Agricultura, da Economia e o Banco Central cheguem a definições rápidas sobre o próximo Plano Safra. A greve tem dificultado para que haja celeridade no processo, complicou a agilidade dos cálculos, mas o trabalho no Banco Central e no Tesouro não está parado. O Ministério da Agricultura vem trabalhando junto ao Ministério da Economia e o Banco Central para manter em um dígito as taxas de juros das linhas do próximo Plano Safra, 2022/2023, ou seja, abaixo de 10%.

Mas, dadas as restrições orçamentárias do governo e o desejo da Agricultura de anunciar um plano robusto, as taxas terão de ser elevadas. Não será possível manter as taxas do Plano Safra 2021/2022. Na safra 2022/2023, as taxas serão majoradas. É preciso considerar que, quanto menores as taxas, menor o recurso disponível, então o Ministério da Agricultura está fazendo a calibragem desse processo com a Economia e o Banco Central. Não foi definido se o teto de renda estabelecido como critério de elegibilidade de produtores ao Pronaf (programa focado na agricultura familiar) e Pronamp (para o médio produtor) serão elevados.

Sobre a possibilidade de haver, em 2023, escassez de recursos para equalização e consequente congelamento de linhas, tal qual ocorre neste primeiro semestre, não há, hoje, perspectiva de que o problema se repita porque o mais recente boletim Focus, do Banco Central, fala de "acomodação da Selic" no ano que vem. Essa perspectiva afasta, por ora, a possibilidade de um novo salto da taxa básica de juros que eleve a demanda por dinheiro para equalização de taxas acima do estimado pelo governo. Além disso, parte do orçamento do Plano Safra 2022/2023 depende do orçamento de 2023 que ainda precisará ser aprovado, para o qual, terá de ser feito um novo trabalho, permitindo maior espaço orçamentário para o plano agrícola. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.